Correio da Cidadania

Bravo, companheiro Fidel!

0
0
0
s2sdefault

 

Em todos os continentes, há milhões de pessoas fascinadas pela figura de Fidel Castro. Não por outra razão, sua renúncia à chefia do governo de Cuba povoou as primeiras páginas dos jornais de todo o mundo.

 

As causas dessa admiração são as mais diversas, porque a trajetória do estadista cubano está ligada à sua participação, marcante e até mesmo desproporcional ao tamanho e ao peso econômico da pequena ilha que governava, nos acontecimentos mundiais destes últimos cinqüenta anos.

 

No caso do Correio da Cidadania, a admiração decorre principalmente da sua extraordinária capacidade de infundir coragem. Coragem que fez o povo cubano, mesmo em uma enorme inferioridade de recursos, enfrentar o país econômica e militarmente mais poderoso da história.

 

Submetido até hoje a um terrível bloqueio econômico, pressões diplomáticas e até tentativas de invasão, conseguiu construir uma sociedade que passou a ostentar os melhores índices de educação e de saúde da América Latina.

 

Situado a 140 km de seu inimigo mortal (que mantém uma base militar dentro de Cuba); isolado, durante todo o período da Guerra Fria, por países que não se atreviam a contrariar o imperialismo norte-americano; abandonado vergonhosamente, do dia para a noite, pelo seu principal aliado, o povo cubano não se entregou.

 

Fidel encarna a força moral desse povo, sua consciência política desenvolvida e sua capacidade de luta. Fez dele exemplo para povos que, em condições muito menos adversas que Cuba, não se atrevem a dar o passo decisivo que Cuba deu para assegurar sua dignidade.

 

O afastamento de Fidel Castro do governo cubano é o grande teste da solidez dessa trajetória revolucionária. O Correio da Cidadania faz votos ardentes para que ela continue vitoriosa e assegure a independência dessa valorosa Nação.

 

{moscomment}

Comentários   

0 #4 Fidel, Cuba e a posterioridade da histórYang Chung 28-02-2008 13:23
Sem dúvida trata-se de uma das personalidades mais brilhantes do século XX, XXI e de toda a história da humanidade. Fidel é a personificação do grande líder, estrategista militar, político e de intelectual atento aos problemas do seu povo... A história de Cuba e da Revoluçao Cubana ainda não foi contada em sua totalidade, na verdade, dificilmente será, pois suas vitórias e impactos em toda a América Latina e no mundo serão evocados durante décadas, anos e séculos.
Citar
0 #3 heróipedro telmo vasconcelos 24-02-2008 22:35
Fidel é o último herói ainda vivo na face da Terra...Vida longa ao homem que deu dignidade e orgulho ao povo cubano...Mas a Revolução continua porque a Revolução não é Fidel mas Fidel é a Revolução juntamente com o povo da ilha. Viva o povo cubano. E a esperança que Cuba simboliza não morra jamais.
Citar
0 #2 Max Gimenes 23-02-2008 11:30
Faço meus os votos ardentes do Correio da Cidadania.

Grande abraço.
Citar
0 #1 FidelCelso Ribeiro dos Santos 23-02-2008 05:53
Que DEUS ilumine o sucessor de Fidel e que o povo cubano tenha LIBERDADE!
Liberdade para se expressar, liberdade de ir e vir, liberdade de escolher seus governantes, liberdade de decidir seu destino. As primeiras páginas dos jornais foram povoadas com a renúncia do chefe do governo cubano talvez por agora se vislumbrar uma luz no fim do tunel. Que DEUS não permita que esta luz se apague.
Citar
0
0
0
s2sdefault