Correio da Cidadania

Lição do fracasso da Rodada de Doha

0
0
0
s2sdefault

 

Desde que se formaram, nos inícios da história humana, os impérios dominam dividindo as nações pobres. O mesmo pode ser dito de outra forma: é a incapacidade que os pobres têm de se unirem o que permite a existência do império. As negociações comerciais da fracassada Rodada de Doha são um claro exemplo disto.

 

Na vã esperança de exportar produtos agrícolas para os mercados asiáticos, o Brasil acompanhou as propostas norte-americanas, repudiadas pelos países subdesenvolvidos. Ao fazê-lo, deixou a Argentina falando sozinha.

 

Veja-se o absurdo: os Estados Unidos deixaram claro que só abrirão um pequeno espaço a importações provenientes de países subdesenvolvidos se estes abrirem suas economias aos seus produtos industriais. Em outras palavras: se eles renunciarem a qualquer veleidade de construir uma indústria nacional. Trata-se de aceitar a situação de reversão neocolonial.

 

Pois bem, a Argentina, cujo parque industrial é bem menor do que o brasileiro, não topou a proposta norte-americana e o Brasil, esquecendo o acordo do Mercosul, aceitou-a prazerosamente.

 

Os latino-americanos têm, e com razão, uma surda queixa do descaso do Brasil em relação aos interesses do continente.

 

O Mercosul era (o tempo do verbo está certo) uma forma de resgatar essa dívida. Era até mais do que isso: era a única forma de conseguir um espaço mínimo de autonomia para fazer política econômica no interesse próprio e não de subordinar essas políticas às estratégias das multinacionais.

 

Na rodada de Doha, além do Mercosul, faleceu também o Grupo dos 20, que o Brasil capitaneou gloriosamente no Encontro de Cancún, em 2003, e entrou em coma o IBAS (Grupo formado pela Índia, Brasil e África do Sul).

 

Ainda há gente (até na esquerda) que admite a possibilidade de reformar o capitalismo brasileiro e de torná-lo mais autônomo e mais humano. Para refutar essa tese, não há sequer necessidade de recorrer a uma argumentação mais elaborada. Basta ver o comportamento dessa burguesia chinfrim nesse episódio.

 

A Rodada de Doha é mais um dos exemplos de que a esquerda precisa ter a coragem de encarar o desafio de construir com as nações latino-americanas um processo revolucionário capaz de alijar essa burguesia do poder e de fazer com que os Estados Unidos revejam a Doutrina Monroe - uma empreitada que não é para hoje nem para amanhã, mas cuja opção define a qualidade de esforço de reconstrução socialista em que estão empenhadas.

 

{moscomment}

0
0
0
s2sdefault