Correio da Cidadania

Cesp: apelo aos nossos leitores

0
0
0
s2sdefault

 

O patrimônio hidrelétrico brasileiro mostra a qualidade da engenharia brasileira: usinas construídas há 30, 40 anos estão aí perfeitas e em pleno funcionamento.

 

Não foi pequeno o esforço que o povo brasileiro fez para construí-las e os que viveram antes da sua construção lembram-se do que passavam nas mãos das empresas privadas que forneciam energia à população. Com as usinas do Estado acabaram-se os apagões, as ruas e bairros inteiros sem iluminação, as horas de racionamento, o favoritismo na ligação de energia a empresas.

 

Além da curta memória do povo, a febre de privatizações, alimentada pela propaganda neoliberal, conseguiu ocultar completamente essa realidade das novas gerações.

 

Governos míopes estão fascinados com o dinheirinho que podem conseguir com a venda dessas usinas. Dinheirinho é a expressão adequada para qualificar vendas abaixo do preço real de usinas perfeitas cujo investimento já foi todo amortizado e, daqui para diante, só darão lucro.

 

Na verdade, esses governos estão prestando serviço às forças que pretendem privar o Estado brasileiro de instrumentos para fazer política econômica, a fim de deixar o mercado com as mãos inteiramente livres para comandar a economia.

 

Em protesto contra a privatização da CESP, um grupo de engenheiros e juristas de renome nacional enviou carta ao Conselho Nacional de Política Energética - CNPE - recomendando que, na renovação da concessão ao estado de São Paulo para exploração de energia elétrica dos seus rios, se inclua uma cláusula proibindo a privatização da empresa. O teor da carta está reproduzido na seção de Política do Correio.

 

Nosso jornal está à disposição para receber, via e-mail, assinaturas de pessoas que queiram solidarizar-se com a proposta, pois, se não contar com forte apoio da opinião pública, a recomendação certamente será desconsiderada, porque são muito grandes os interesses privados que estão em jogo.

 

É hora, portanto, de encher a mesa dos membros do CNPE com e-mails e telegramas exigindo que a CESP continue integrando o patrimônio do Estado de São Paulo.

 

Clique aqui para acessar a carta que foi enviada ao Conselho Nacional de Política Energética - CNPE -, publicada nesse Correio. Caso queira solidarizar-se com a proposta, assine-a e a envie para o presidente do CNPE, através do email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

{moscomment}

 

Comentários   

0 #2 Duvidas!Antonio Carlos da Silva Barros 25-09-2008 14:10
Gostaria de saber se com a privatizaçao da Cesp A Usina do Jupiá na divisa de Sao Paulo e tres lagoas, o municipio de Castilho - sp que recebe Royalites da Cesp perderia este repasse com a privatização? Profº Toninho Obrigado...
Citar
0 #1 Geová 25-09-2008 11:05
Acho que seria útil deixar o email do CNPE disponível.
Citar
0
0
0
s2sdefault