Correio da Cidadania

Da importância da coerência

0
0
0
s2sdefault

 

O delegado Protógenes tem todo o direito de aproveitar a popularidade que granjeou na Operação Satiagraha para disputar algum cargo eletivo. A notoriedade constitui mesmo um dos primeiros requisitos para o início de uma carreira política. Portanto, que ele esteja à procura de uma legenda para candidatar-se a qualquer coisa em 2010 está na ordem natural das coisas.

 

O que não está na ordem natural das coisas é sua filiação ao PSOL. Até o dia 1º de maio, podia-se argumentar que o delegado era – ou podia tornar-se – um autêntico socialista. Não, porém, a partir dessa data, porque sua presença no palanque da Força Sindical – uma central operária notoriamente governista – evidencia a incompatibilidade de sua filiação a um partido socialista.

 

A comemoração do massacre de trabalhadores pela polícia em Chicago, em 1896, tornou-se o símbolo da luta da classe operária contra o regime burguês e obviamente não combina com o sorteio de automóveis e apartamentos entre os participantes nem com shows milionários, a fim de reunir milhões de pessoas e demonstrar uma força que já não possuem, como se tornou usual entre as centrais sindicais que abandonaram a causa da classe operária.

 

Pois bem, nesse mesmo dia, nessa mesma hora e nessa mesma cidade, as centrais sindicais apoiadas pelo PSOL – Conlutas e Intersindical – realizavam, juntamente com o PCB, PSTU, MST, Pastorais Sociais da Igreja, CNBB e dezenas de movimentos e organizações populares, a verdadeira comemoração do Primeiro de maio.

 

Portanto, a presença do delegado Protógenes no palanque da Força Sindical ou demonstra sua rejeição à proposta classista ou revela uma ignorância política incompatível com o início da carreira política já com a enorme responsabilidade de exercer um cargo eletivo em representação dos socialistas.

 

Ora, sendo o PSOL um partido socialista, não pode compor sua lista de candidatos com o critério do número de votos que estes poderão trazer para a legenda, independentemente de suas posições ideológicas, pois, se assim o fizer, sua imagem se confundirá automaticamente com a dos demais partidos burgueses.

 

Numa hora de profunda desmoralização dos partidos, a queixa que mais se ouve no meio da massa popular é a incoerência entre o discurso dos políticos e sua prática. Nesse contexto, o grande trunfo dos partidos socialistas é a sua coerência. Perdendo-a, caem na vala comum dos partidos eleitoreiros.

 

{moscomment}

Comentários   

0 #12 Cadê?Ravena 25-09-2009 12:36
Cadê a explicaçãão ?
Citar
0 #11 Cadê o texto de Robaina??Ronaldo Oliveira 18-05-2009 07:13
E aí
Aguardo os arguentos de Robaina para ver se mudo de opinião.
Até lá mantenho minha concordância com o editorial.
Axé
BAguinha
Citar
0 #10 Deixa eu entenderPaulo Piramba 15-05-2009 21:52
Deixa eu entender: O Protogenes é avalizado pela Heloísa, pelo Robaina e pelo Edilson, e quem discorda dessa avaliação, como eu que sou filiado e militante do PSOL, está atacando o partido. Bela visão de democracia interna companheiros!
Citar
0 #9 CONCORDO COM O TEXTO, CADÊ A COERÊNCIA !Reginaldo Adamavicius 13-05-2009 08:24
Essas práticas de filiar por filiar, filiar pessoas que só querem uma legenda para disputar eleições, receber dinheiro de empresários, nos já vimos num passado não tão distante no que deu !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Citar
0 #8 Mais uma vez concordo inteiramente com ojosé afonso da silva 12-05-2009 14:50
Mais uma vez o Correio acerta na veia com esse Editorial, na qual tenho total concordância. A presteza de Plínio em abrir espaço para Roberto Robaina responder demonstra de forma categórica o espírito de Correio da Cidadania. Roberto deveria utilizar esse exemplo e defender o mesmo procedimento para o site nacional do partido e da Fundação Lauro Campos.
Afonso (Diretório Estadual do PSOL-SP)
Citar
0 #7 A coerência de Robertinho RobainaJúlio César 11-05-2009 12:54
Robaina , ao atacar o editorial correto do jornal, faz jus à política levada pelo PSOL gaúcho que vive de salamaleques com a direita guasca, ponta-esquerda no combate doentio ao PT e fazendo de tudo para ficar bem e ter espaço no PIG local, em particular na RBS, como faz cotidianamente a deputada Luciana Genro.
Citar
0 #6 Edilson Silva 10-05-2009 17:53
Espero que o texto do Robaina coloque algumas coisas em seus devidos lugares. Como por exemplo explicar que Protógenes não é só honesto e/ou famoso, como simplifica o José Damião. Trata-se de um delegado da Polícia Federal que levou sua honestidade às últimas consequências, abrindo os esgotos da república à opinião pública, enfrentando de forma absolutamente desigual os interesses econômicos mais graúdos. A notoriedade de Protógenes se deu por conta desta briga, e não por ser um forrozeiro ou artista de novela. Interessa ao PSOL abrigar este sujeito, que parece haver consenso sobre sua honestidade e que se lançou como poucos a combater a corrupção sistêmica que mora no DNA do regime democrático burguês do nosso país? Ou é melhor jogá-lo ao PDT, por exemplo? O debate passa mais ou menos por aí.
Citar
0 #5 Prezada Fátima 08-05-2009 12:45
Você captou perfeitamente o sentido do editorial. Não se trata de atacar ou defender Protogenes. Trata-se de saber se esse senhor é ou não socialista. Alguém entenderia a presença da Heloisa Helena no palanque do Paulinho da Força no dia 1 de maio?
Citar
0 #4 Plinio Arruda Sampaio 07-05-2009 19:29
Prezado Robaina
O espaço eletrônico do Correio está inteiramente à sua disposição para retrucar o editorial em questão. Aliás, o debate sobre o assunto Protogenes é altamente salutar, a fim de ajudar a definir claramente a ideologia do nosso partido.
Citar
0 #3 Da importância da coerênciaFátima Soares 07-05-2009 14:02
Roberto Robaina
O articulista não é contrário à filiação do delegado ao PSOl, mas sim, questiona a perigosa falta de coerência do mesmo (ou talvez sua indecisão, ou seu desconhecimento do que seria socialismo) ao se colocar em dois lugares opostos-burguês e socialista-ao mesmo tempo. Quanto ao Psol, há uma clara defesa do partido ao chamar a atenção para que se preserve a dependência ideológica dos seus integrantes e recusando como critério de composição, a de números. Já sabemos aonde isso nos leva!
Citar
0
0
0
s2sdefault