Correio da Cidadania

Dificilmente sairemos da duplicidade em 2010

0
0
0
s2sdefault

 

O "script" da campanha eleitoral de 2010 já está pronto e sacramentado: uma campanha que não possibilite um debate verdadeiro acerca dos problemas reais do país. Qualquer esforço nessa linha será ofuscado pela troca de acusações de corrupção entre os candidatos e, sobretudo, pela "discussão técnica" dos problemas na imprensa escrita, de rádio e TV.

 

"Discussão técnica" é o código para esconder o aspecto político dos problemas. Distrai a atenção do público e oculta os interesses que estão por trás das soluções "técnicas".

 

Dilma, Serra, Ciro e Marina irão se engalfinhar em torno de "soluções técnicas" para o pré-sal, a defesa do meio ambiente, o financiamento eleitoral etc., a fim de não permitir que o eleitorado constate que todos eles são "farinha do mesmo saco", no sentido de que todos, se eleitos, adotarão políticas praticamente idênticas.

 

O "script" da "campanha bem comportada" responde à necessidade de não permitir que o eleitorado tenha acesso a propostas alternativas, o que poderá ser perigoso para o "establishment" caso os ventos de fora tragam nuvens que possam empanar o céu de brigadeiro no qual navega Lula - o filho do Brasil.

 

A possibilidade de que a campanha siga comportadamente o "script" enganoso é grande, em parte por causa das brumas que empanam o ambiente político nos arraiais da esquerda.

 

Fala-se, por exemplo, em unificação dos partidos socialistas. Mas o PSTU lançou candidato unilateralmente e o PSOL debate-se (e irá debater-se até março) em torno da melhor tática para enfrentar a eleição em 2010.

 

Neste momento, os ventos sopram ligeiramente em favor da tática baseada na candidatura própria do PSOL. Caso a tese seja vencedora na Conferência Eleitoral do partido (agendada para março próximo), e caso o candidato escolhido esteja, de fato, disposto a transgredir o "script", haverá debate real de alternativas. Claro, esse discurso terá poucas chances de vencer o pleito, mas terá toda a chance de criar um patamar de consciência política importante para a reconstrução do movimento socialista no país.

 

A unificação das centrais sindicais autênticas (Conlutas e Intersindical), prevista para formalizar-se em março próximo, contribuirá sem dúvida para a unificação das esquerdas e, portanto, para o acúmulo político requerido para futuros passos.

 

Os economistas prevêem que 2010 será um ano menos favorável para a economia brasileira do que 2009. Caso esses prognósticos se confirmem, dificilmente Lula tomará as medidas drásticas que se farão necessárias para defendê-la. Isto aumentará exponencialmente a necessidade de produzir um "saco de maldades" terrível em 2011 – tarefa inglória que legará aos seus sucessores.

 

Com dificuldades ou sem dificuldades, a situação social continuará a agravar-se ameaçadoramente em 2010, sem que o "establishment" burguês consiga um mínimo de unidade para executar alguma política eficaz de atenuação da pobreza e de combate ao crime organizado.

 

Muito provavelmente, não será em 2010 que o Brasil sairá da trágica dualidade que caracteriza a conjuntura atual: na superfície, uma relativa estabilidade; no subterrâneo, uma avassaladora deterioração do tecido moral do Estado.

 

{moscomment}

Comentários   

0 #4 Plinio Sampaio 15-01-2010 13:11
Grande Milton
Sem teoria revolucionária...
Citar
0 #3 Plinio Sampaio 15-01-2010 09:35
Prezado José Ernesto
Primeiramente muito obrigado pelo seu comentário.
Peço-lhe ler novamente o texto do editorial. Voce verá que não há exclusão nenhuma ao PCB. A menção exclusiva ao PSTU decorre do fato de que apenas esse partido lançou candidato.
Tenho o maior respeito e o melhor contacto com o PCB, fato que o camarada poderá constatar perguntando à Direção Nacional desse partido.
Abraço, Plinio
Citar
0 #2 duas questõesjose ernesto alves grisa 10-01-2010 17:14
Esse editorial, naõ sei se de forma deliberada, mas não é de agora, que teima de descartar a participação do PCB no campo de esquerda, nas discussão de uma composição eleitoral, partido este que tem feito um esforço enorme em defesa de uma frente de esquerda, talvez a avaliação seja pelo peso eleitoral, posição esta sempre defendidas pelos hegemonistas sociais democratas institucionais.
Outra. A bem da verdade não vai haver fusão da conlutas com a intersindical. Uma parte da intersindical vai formar uma central sindical junto com a conlutas. A intersindical vai seguir existindo com valorosos e combativos sindicalistas, que não estão submetidos a lógica eleitoral burguesa.
Citar
0 #1 Correta projeçãoMilton Temer 10-01-2010 09:17
As propostas políticas atingem seus objetivos quando se fundam numa correta análise da conjuntura, para projetar passos seguintes. Sempre condicionando a tática aos objetivos estratégicos
Citar
0
0
0
s2sdefault