Presidenciáveis na Band
- Detalhes
- Andrea
- 09/08/2010
O fato político da semana foi o debate presidencial na TV Band. O formato não permitia uma discussão mais aprofundada sobre os temas abordados. Mesmo assim, deu para deixar muito clara a diferença entre a proposta do PSOL e as dos candidatos do PT, PSDB e PV.
A primeira consiste na solução real para os problemas concretos do povo. Por isso mesmo são propostas radicais e assustam os mais conservadores. Não o povo, para quem elas representam o senso comum.
As propostas dos outros candidatos consistem num "melhorismo". Medidas pontuais para melhorar situações catastróficas. Por exemplo, o "Minha Casa, Minha Vida" - que prevê a construção, em quatro anos, de dois milhões de casas populares. No entanto, 18 milhões de pessoas se inscreveram no programa somente na primeira rodada de inscrições. E em que as vidas dessas pessoas melhorou?
Serra propõe criar o Ministério da Segurança. Pode melhorar um pouco? Pode. Vai resolver o problema? Não. O melhorismo não ataca a questão central da sociedade brasileira: a brutal exclusão social que nos acompanha desde a colonização. Para enfrentar esse problema, o que se requer é uma drástica redistribuição da riqueza e da renda.
O candidato do PSOL deixou isto claro no debate ao questionar os demais candidatos sobre a posição deles acerca do plebiscito sobre a limitação do tamanho das fazendas, proposto pela CNBB; a redução da jornada de trabalho sem redução salarial, reivindicada pelos sindicatos; o desmatamento zero, exigido pelos ecologistas.
Nenhum deles quis se comprometer com as duas primeiras demandas, numa clara demonstração da falta de compromisso dessas candidaturas com o problema central da sociedade brasileira: a enorme desigualdade social.
{moscomment}
Comentários
Nao acredito que ele se diferenciou, acredito que ele ajudou o PT a se diferenciar, eh soh ver a postura dele de magistrado, que sabe que vai perder, e por isso estava la, como ele mesmo disse, representando os movimentos sociais.
Isso ficou claro na questao do plebicito sob o limite de propriedade da terra, na diminuicao da jornada de trabalho e na anistia aos torturadores, que ele mesmo diferenciou o PT (Dilma) do PSDB (Serra).
Assim como Marina, foi uma Poliana, que ajudou muito Dilma, o PT agradece e espera que o companheiro Plinio seja chamado em todos os debates. Pq o Ze Maria, por exemplo, seria muito pior, ajudaria o Serra.
Assine o RSS dos comentários