Correio da Cidadania

Presidenciáveis na Band

0
0
0
s2sdefault

 

O fato político da semana foi o debate presidencial na TV Band. O formato não permitia uma discussão mais aprofundada sobre os temas abordados. Mesmo assim, deu para deixar muito clara a diferença entre a proposta do PSOL e as dos candidatos do PT, PSDB e PV.

 

A primeira consiste na solução real para os problemas concretos do povo. Por isso mesmo são propostas radicais e assustam os mais conservadores. Não o povo, para quem elas representam o senso comum.

 

As propostas dos outros candidatos consistem num "melhorismo". Medidas pontuais para melhorar situações catastróficas. Por exemplo, o "Minha Casa, Minha Vida" - que prevê a construção, em quatro anos, de dois milhões de casas populares. No entanto, 18 milhões de pessoas se inscreveram no programa somente na primeira rodada de inscrições. E em que as vidas dessas pessoas melhorou?

 

Serra propõe criar o Ministério da Segurança. Pode melhorar um pouco? Pode. Vai resolver o problema? Não. O melhorismo não ataca a questão central da sociedade brasileira: a brutal exclusão social que nos acompanha desde a colonização. Para enfrentar esse problema, o que se requer é uma drástica redistribuição da riqueza e da renda.

 

O candidato do PSOL deixou isto claro no debate ao questionar os demais candidatos sobre a posição deles acerca do plebiscito sobre a limitação do tamanho das fazendas, proposto pela CNBB; a redução da jornada de trabalho sem redução salarial, reivindicada pelos sindicatos; o desmatamento zero, exigido pelos ecologistas.

 

Nenhum deles quis se comprometer com as duas primeiras demandas, numa clara demonstração da falta de compromisso dessas candidaturas com o problema central da sociedade brasileira: a enorme desigualdade social.

 

{moscomment}

Comentários   

0 #5 Debate antidemocráticoÉlcio 14-08-2010 05:18
Se este debate fosse realmente democrático, ele seria realizado em um horário em que a maioria da população pudesse assistir, tornando-o mais acessível e consequentemente mais democrático. Infelizmente, nenhum/a dos/as candidatos/as considerou esta questão ao definir as regras do debate. Por que será? Se o debate é tão importante, por que a Bandeirantes não sacrificou o seu horário das 8 às 10 da noite para fazer o debate? Este é o horário que a maioria das famílias assiste à tv.
Citar
0 #4 AntidemocráticoAntonio Lucas Maciel 12-08-2010 14:06
Ao não convidar o Zé Maria, do Pstu, o debate mostrou em que democracia vivemos.Vocês não mencionam isto no texto.O Plinio deveria fazer o mesmo no dia do "debate".Ele acabou elogiando a "democrática" Band.
Citar
0 #3 O Plinio fez campanha pro PTJoao Felipe 10-08-2010 17:27
Engracado, por um momento acreditei que o Plinio estivesse la pra evidenciar as diferencas entre os dois projetos (PT x PSDB)?
Nao acredito que ele se diferenciou, acredito que ele ajudou o PT a se diferenciar, eh soh ver a postura dele de magistrado, que sabe que vai perder, e por isso estava la, como ele mesmo disse, representando os movimentos sociais.
Isso ficou claro na questao do plebicito sob o limite de propriedade da terra, na diminuicao da jornada de trabalho e na anistia aos torturadores, que ele mesmo diferenciou o PT (Dilma) do PSDB (Serra).
Assim como Marina, foi uma Poliana, que ajudou muito Dilma, o PT agradece e espera que o companheiro Plinio seja chamado em todos os debates. Pq o Ze Maria, por exemplo, seria muito pior, ajudaria o Serra.
Citar
0 #2 Presidenciáveis na Bandjorge de souza santos 10-08-2010 15:29
Companheiros, sem fazer juízo do mérito das propostas apresentadas pelo Plínio, a abordagem deste assunto pelo Correio da Cidadania, valorizando a candidatura do PSOL, faz inveja ao que conhecemos de pior na mídia brasileira valorizando os candidatos da direita, seus candidatos. A candidatura do Plínio não precisa disto, nem o Correio da Cidadania.
Citar
0 #1 debate presidenciáveis na BandHélio Querino Jost 10-08-2010 13:28
O formato do debate apesar de inadequado, deixou claro que qualquer mudança passa pelas propostas de Plínio. Plínio foi autêntico e sem papas na língua. O resto é "deixa estar como está,...", é mais do mesmo.
Citar
0
0
0
s2sdefault