Correio da Cidadania

Um livro indispensável para a causa popular

0
0
0
s2sdefault

Um povo que não conhece sua história não sabe lutar por seus direitos. Infelizmente, essa é a nossa realidade. A grande maioria da população desconhece os principais fatos e as principais figuras da história do seu país.

 

 

A história, contudo, pode ser também um fator de confusão, pois, através da narrativa histórica pode-se distorcer a realidade, seja pela via da falsificação dos fatos, seja pela omissão de fatos importantes.

 

Historiadores a serviço da classe dominante contam os fatos acontecidos a partir dos interesses dessa classe. Por isso, a história que narram é sempre a história dos presidentes, generais, grandes empresários – gente importante.

 

Howard Zinn, historiador norte-americano, escreveu uma história completamente distinta. No seu livro "História do povo dos Estados Unidos", os fatos são narrados na perspectiva dos interesses populares. Trata-se da mesma história narrada pelos historiadores do sistema, vista, porém, do ponto de vista do povo.

 

Segundo Binn, é o povo que faz a história. É na sua luta para afirmar-se que torna impossível a manutenção do poder do grupo dominante. Mas o povo, se lutar sozinho, não tem força suficiente para derrubar seus opressores. Ele precisa e busca alianças. E são estes aliados que, uma vez vitoriosa a luta popular, assumem o poder. Montados nele, traem o povo e passam a oprimi-lo.

 

 

Zinn afirma ainda que a vitória conseguida com suas próprias forças, sem apoio de aliados, nem sempre significa sua libertação, pois até mesmo os camaradas alçados ao poder assumem uma postura opressora, como é o caso do "socialismo real" na União Soviética.

 

A leitura do livro de Zinn é indispensável para quem luta pela causa popular.

 

0
0
0
s2sdefault