Correio da Cidadania

Divisão do Pará: irresponsabilidade

0
0
0
s2sdefault

 

O cidadão quer ser candidato a governador, mas se defronta com dificuldades insuperáveis para conseguir legenda.

 

O que ele faz?

 

Levanta a idéia de dividir o estado e conquista logo muitas adesões, pois a divisão desperta a cobiça por cargos e benesses.

 

O novo estado terá de ter secretarias, forças policiais próprias, edifícios para sediar a administração, residência para o governador. Em outras palavras: empregos públicos e contratos de obras a granel.

 

Pouco importa ao irresponsável autor da proposta que a divisão implique na criação de dois estados deficitários, pois a divisão implica cortar em dois um orçamento que mal dá para um.

 

No recente caso do Pará, o estado não seria dividido por dois, mas por três. Um absurdo.

 

Na Constituinte, os constituintes sérios rejeitaram todos os pedidos de divisão.

 

Felizmente, no caso recente do Pará, a população deu uma lição nos atrevidos, ao rejeitar, por expressiva maioria, a divisão.

 

Uma boa medida para coibir esse aventureirismo seria obrigar o aventureiro, em caso de recusa do eleitorado, a indenizar o Estado pelos gastos realizados.

 

Não haja dúvida de que, em tal hipótese, dificilmente alguém se atreveria a propor divisões irresponsavelmente.

Comentários   

0 #5 O desconhecimento e o pré - concebido.José Newton 22-12-2011 18:28
Somente desconhecendo totalmente nossa realidade e história é que se pode produzir uma opinião dessas. Uma região que possui as enormes riquezas minerais, produção econômica em constante crescimento, a maior usina hidrelétrica do Brasil (pois Itaipú é binacional), que experimenta ritmo de crescimento semelhante aos chinês, entre outras coisas. Um lugar assim teria capacidade não apenas para ser uma unidade federativa sustentável, com esse potencial seria mais rico que diversos países mundo afora. Passado o plebiscito tudo ficou como estava no sul do Pará, violência, miséria e o mais grave: uma região sem Estado nenhum, nem Carajás nem Pará nem União, local onde há lista de marcados para morrer, trabalho escravo e crime ambiental a torto e a direito. Região onde o estado quando age é contra o povo em especial contra o trabalhador organizado como foi em Eldorado dos Carajás quando uma ordem vinda de Belém causou toda a chacina. Portanto como diria o Mano Brow: "quem tem boca fala o que quer pra ter nome, pra ganhar atenção das mulhé ou dos homi".
Lembre-se que a região do Carajás acendeu sua chama de liberdade na Guerrilha do Araguaia, nosso sonho foi batizado no sangue de centenas de combatentes e camponeses. Portanto mais respeito com nossa causa.

Comitê Central do Movimento Carajás Popular
Citar
0 #4 Excelente idéia!fábio 15-12-2011 07:26
Excelente idéia, de fazer os políticos e empresários canalhas, irresponsáveis e oportunistas pagarem pelo custo da eleição, que representou gasto de recurso público.

É preciso aprovar isso no Congresso Nacional.
Citar
0 #3 Divisão do ParáHélio Jost 14-12-2011 16:22
Moro em Curitiba - Paraná. As vezes o Editorial do Correio surpreende por um aparente desconhecimento do Direito Público. Dividir Estados é perfeitamente legal. O Brasil tem 26 Estados. Tocantis e Mato Grosso do Sul foram criados pela Constituinte que deveria ter ido mais longe. Os EUA tem 50 Estados Federados. Somos um país continental e apesar dos gastos decorrentes, a divisão se justifica pelos benefícios que traria às regiões desmembradas com a proximidade dos Governos Estaduais. Não haveria aumento de impostos claro. A estrutura funcional e administrativa com seus gastos atuais seria assumida e as demais despesas decorrentes não são argumentos para contrariar a legitimidade da população afetada que seria tirada do ISOLAMENTO administrativo e geográfico atual.
Citar
0 #2 RE: Divisão do Pará: irresponsabilidadeSimone Pinheiro Pere 14-12-2011 16:08
Não só devolver o dinheiro do contribuinte (14 milhões de reais gastos somente na eleição, fora o que se gastou em propaganda política)mas também instituir que nunca mais este projeto fosse submetido novamente ao estado que rejeitou a divisão. Já se fala aqui no Estado do Pará que daqui a dois anos enviarão novamente o projeto da divisão do estado, aparando algumas falhas cometidas nesta primeira investida de dividir nosso colosso tão belo e tão forte.
Citar
0 #1 Divisão do Pará: irresponsabilidadeabelardo 14-12-2011 14:59
Esse tipo de artigo é simplesmente de cunho discriminatério, porque o sul e sudeste foi feito investimento todo o dinheiro do país, o resto da região do brasil vive com migalhas e a linha abaixo da pobreza.
Citar
0
0
0
s2sdefault