Correio da Cidadania

Direito de Greve

0
0
0
s2sdefault

 

Diz o artigo 9 da Constituição Federal que o direito de greve é assegurado a todos os trabalhadores. Seus parágrafos remetem à lei ordinária regulamentadora da definição dos serviços ou atividades essenciais que fazem exceção à regra geral.

 

Com base nestes dispositivos, os militares, médicos, policiais, bombeiros e algumas outras categorias de trabalhadores estão proibidos de fazer greve.

 

O pressuposto óbvio dessa norma é que os empregadores de trabalhadores incluídos na proibição não podem abusar do preceito legal e fazer ouvidos moucos às demandas de seus empregados.

 

No entanto, não há na legislação brasileira lei que impeça esse tipo de abuso. A grande maioria dos governadores vale-se do texto legal para desatender às reivindicações dos funcionários abrangidos pela proibição legal.

 

Na raiz dessa omissão está o conflito entre os policiais de Salvador e o governo do Estado.

 

A conduta desse governo decorre da equivocada reação da opinião pública diante dos movimentos grevistas. A grande maioria detesta greves e, especialmente, greves que podem significar danos à saúde ou à integridade física das pessoas.

 

É necessário editar uma lei que iniba esse tipo de conduta. Na falta dela, é preciso que haja, pelo menos, uma condenação moral dos governadores que a adotam.

 

Hesitação e debate em torno da regulamentação do direito de greve é, por natureza, uma situação de fato e qualquer regulamentação do seu exercício constitui necessariamente uma restrição ao direito conferido.

 

Contudo, os constituintes, em sua maioria conservadores, optaram pela restrição. Isto não causou surpresa, tendo em vista a composição daquele corpo legislativo.

 

O que causa surpresa no episódio de Salvador é a conduta violenta do governador Jaques Wagner. Era de se esperar que, como antigo dirigente sindicalista, enviasse representantes para dialogar com os policiais. Não bombas de efeito moral, balas de borracha (e até metálicas) e cassetetes.

 

Os que acreditam na democracia precisam cobrar isso dele.

 

Comentários   

0 #3 RE: Direito de GreveGILDÁSIO DIAS LIMA 16-02-2012 17:18
OS POLICIAIS DE TODO O BRASIL NÃO TEM NADA QUE BAIXAR A CABEÇA, MANTEM SUAS IDEIAS VIVAS.
O GOVERNA DO ( PT)ESTE SIM, ANTE ERA ELES QUE FÁSIA GUERRILHA,ERA CONTRA AS PRIVATIZAÇÃO HOJE ELES PODE TUDO, MAS DIANTE DAS INSATISFAÇÃO DOS POLICIAIS DE TODO BRASIL,OS POLICIAIS HOJE É UM EXERCITO UNIVERSITÁRIO, MERECEM GANHAR BEM. ACHO QUE O CASTELO DO ( PT )ESTAR CHEGANDO NO SEU FIM.//
Citar
0 #2 é imoralrodnei 16-02-2012 14:10
Sim, acho que como todo funcionalismo, que as atitudes dos governantes que dizem ser do povo ex-sindicalistas principalmente atiradores de pedras no telhado do planalto, hoje que estão no governo tomam atitudes não democraticas e exigindo que sobre as chibatas da (ditadura que tanto lutaram) copiando elas hoje pondo em pratica as mesmas coisas. Lógico que não compactuo com terrorismo que alguns grupos extremistas fazem, mas os Governantes deveriam passar a perceber que hoje estão no poder é porque o povo e estes soldados que lutam pelos seus direitos, que vejo hoje só o unico direito é morrerem sem apoio e nem retaguarda, não podendo as vezes nem usar de força contra os bandidos verdadeiros, mas, são obrigadoos a usarem contra seus amigos de farda, porque se não, serâo punidos!!!! que ironia!!!!!!!
Citar
0 #1 IndignaçãoSonia A Montenegro 15-02-2012 17:47
O que me causou profunda indignação foi ver líderes grevistas incitando criminosos a agir contra a população que deveriam, proteger. Isso não ´pe greve, é motim!!!
Citar
0
0
0
s2sdefault