Correio da Cidadania

Golpe de Estado no Paraguai

0
0
0
s2sdefault

Golpe ou auto-golpe? Sim, porque é muito estranho um golpe em que o sucessor era o candidato do deposto à sua sucessão, este que, após deixar o Palácio do Governo, vai tranquilamente para sua casa, onde reúne os seus auxiliares para planejar sua candidatura ao Senado em eleição que se dará daqui a apenas seis meses.

 

Será mesmo para o Senado a anunciada candidatura do presidente deposto ou, no meio do trajeto, seu sucessor deixará o cargo e a presidência voltará a ser objeto de eleição, desta vez tendo Lugo como candidato?

 

Os fatos ocorridos até agora indicam que tudo não parece passar de um expediente destinado a provocar um sentimento de simpatia para com um governante cuja popularidade está em baixa e, desse modo, credenciá-lo novamente a obter uma boa votação. Aliás, os protestos da massa popular contra o golpe nas ruas de Assunção são o começo dessa operação de recuperação de prestígio.

 

A pretensa deposição do presidente Lugo é mais um episódio revelador da extrema fragilidade institucional dos nossos países, sempre sujeitos a golpes de toda natureza. Golpes estes que, invariavelmente, acabam prejudicando o povo e postergando, para calendas gregas, a politização e a participação das massas populares nas decisões políticas.

 

Do ponto de vista do interesse brasileiro, é preciso assinalar a atitude correta do governo. Ao contrário de Cristina Kirchner que, além de não reconhecer o novo governo, levou o caso à OEA para sancionar o país, a presidenta Dilma preferiu enviar seu ministro de Relações Exteriores a Assunção para auxiliar em negociações que possam restabelecer a vigência das normas democráticas na república paraguaia.

 

Uma atitude merecedora de aplausos, pois, desse modo, não apenas defendeu o princípio da não intervenção externa em assuntos internos dos países, como impediu que a OEA se imiscuísse nos assuntos internos do Paraguai.

 

Não nos esqueçamos de que a OEA é, na verdade, organismo auxiliar do Departamento de Estado dos Estados Unidos, com a tarefa de mascarar de ação coletiva a intervenção dos Estados Unidos nos países do continente.

 

Intervir com a mão do gato? Hoje o Paraguai, amanhã o Brasil. Nada disso!

Comentários   

0 #2 RE: Golpe de Estado no ParaguaiAndre Rauedys 29-08-2012 11:44
Não acredito que li isso em um editorial do correio da cidadania. Que visão estreita, cogitar a possibilidade de um auto-golpe no Paraguai foi ridículo, até parece que vocês, membros do conselho editorial, não tinham conhecimento das peculiaridades da política paraguaia, na qual o governo Lugo estava desde o início refém pela sua pseudoaliança com os assim chamados "liberais" e sufocado veementemente pelos colorados. Enfim passado o calor do momento, já que agora já passou-se mais de um mês do fato ocorrido gostaria de saber qual é o posicionamento atual deste conselho editorial acerca do "golpe ou auto-golpe" paraguaio.
Citar
0 #1 Os nossos golpistasGuilherme Scalzilli 06-07-2012 13:37
É necessária muita desfaçatez para negar que a deposição de Fernando Lugo foi um golpe de Estado. Não bastasse o escandaloso rito sumário do Congresso paraguaio e a conveniência pré-eleitoral do arranjo, sabemos agora que a conspiração estava em curso desde 2009, pelo menos, sob os auspícios do governo dos EUA. Protagonizada por notórios delinqüentes políticos locais.

Os argumentos favoráveis à “normalidade” da tramóia são toscos demais para um debate sério. Qualquer arbítrio pode furtar retórica de normas constitucionais, como a “defesa da segurança nacional” que justificou a ditadura militar brasileira e tantas outras pelo mundo. Ainda que houvesse base técnica para as denúncias contra Lugo, ela jamais suplantaria o direito de defesa do presidente e a integridade do seu mandato.

Os defensores do golpe não parecem notar que suas desculpas são imitações ruins das utilizadas pelos governos sul-americanos que eles próprios acusam de autoritários. Ignorando o fato de que Hugo Chávez, Evo Morales e Cristina Kirchner foram eleitos e desfrutam de grande respaldo popular, cada comparação indevida chama atenção para esses humores antidemocráticos que abraçam a legalidade apenas quando serve a projetos obscuros de poder.

A direita brasileira vê em Lugo o adversário ideal, impopular e pusilânime, que o teatro sufragista manipula e descarta ao sabor das conveniências. É tudo que Lula poderia ter sido e não foi. Nos primeiros anos de governo petista, a mídia demotucana urdiu silenciosamente sua ruína, certa de que chegaria o momento de esmagá-lo em circunstâncias muito parecidas. O julgamento do chamado “mensalão” é uma herança daquele período nebuloso e símbolo máximo da frustração dos nossos conspiradores.

Que se exponham, portanto, corroborando o que sempre dissemos a seu respeito.
Citar
0
0
0
s2sdefault