Correio da Cidadania

Um julgamento histórico

0
0
0
s2sdefault

 

Milhões de pessoas acompanham atentamente o julgamento do processo criminal conhecido como mensalão, no Supremo Tribunal Federal (STF).

 

Na verdade, tal julgamento não diz respeito apenas aos réus do mensalão, todos políticos de alto poder e empresários de muito dinheiro. Também está sendo objeto de julgamento, neste caso, pela opinião pública, a imagem do nosso Poder Judiciário.

 

Todos sabem que a absolvição favorece Lula e o PT e que a condenação, aos adversários de ambos. Mas não são estas as únicas alternativas em jogo. A protelação do julgamento para depois das eleições deste ano tem o mesmo efeito.

 

O problema decorre do seguinte: o ministro Peluso cairá na aposentadoria compulsória em meados de setembro e o substituto certamente pedirá vista dos autos, levando o julgamento para o ano que vem.

 

Já se aventou a hipótese de que, para evitar esse resultado, o ministro Peluso adiante o seu voto. Os advogados dos réus manifestaram-se de acordo. Mas o fizeram com o objetivo oculto de alegar posteriormente a nulidade do processo.

 

Tudo está sendo tentado pelos advogados dos trinta e oito réus para postergar ao máximo a decisão, e não está sendo nada fácil frustrar tais tentativas.

 

Não somente porque as questões são difíceis de decidir, como parece haver discordância entre os ministros a respeito da absolvição ou condenação dos réus.

 

Seria péssimo para a imagem do Judiciário que dessa discordância resultasse uma decisão que o povo brasileiro considere injusta. Porque a verdade é que, no julgamento popular, os réus já estão condenados.

 

Temos, contudo, uma garantia de que o julgamento terminará bem. O presidente do STF, ministro Ayres Brito, além de competente, é pessoa de grande habilidade e coragem, e tem resolvido com extrema precisão os incidentes processuais levantados pelas partes.

 

É importante lembrar que a responsabilidade pelo bom termo do julgamento não depende apenas dos ministros da corte. Todos nós precisamos acompanhar com atenção o decorrer dos debates e não nos deixarmos enganar pelos comentários sensacionalistas da imprensa.

 

Felizmente, a cobertura televisiva do julgamento nos oferece a possibilidade.

Comentários   

0 #2 RE: Um julgamento históricoRodolfo 11-09-2012 21:14
A cobertura televisiva - da TV justica, no caso - oferece, de fato, uma oportunidade de acompanhar o julgamento de maneira mais objetiva.

Contudo, trata-se de uma oportunidade restrita a uma pequena minoria da populacao; populacao que tem os meios para assistir o canal e tambem o interesse de faze-lo.
Citar
0 #1 Tá na CaraCristina Capistrano 29-08-2012 11:32
Se estivesse na cara que "no julgamento popular os réus já foram condenados", talvez a imprensa não fizesse tanto estardalhaço e nem fosse necessário o julgamento.
Mas concordo com: "Todos sabem que a absolvição favorece Lula e o PT e que a condenação, aos adversários de ambos." E que não devemos "nos deixarmos enganar pelos comentários sensacionalistas da imprensa."
Citar
0
0
0
s2sdefault