“Conselho Eleitoral da Venezuela vai divulgar atas da votação”
- Detalhes
- Guilherme Ribeiro, Diálogos do Sul
- 30/07/2024
Tarek William Saab, procurador-geral da Venezuela (Foto: Ministério Público da Venezuela)
O Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela publicará em breve os resultados, ata por ata, das eleições deste domingo (28). A informação foi dada na tarde desta segunda-feira, 29, pelo procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab.
“O CNE informou que nas próximas horas estarão disponíveis na página web do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) os resultados mesa por mesa, tal como historicamente se tem feito graças ao sistema automatizado de votação”, afirmou Saab em entrevista coletiva.
Dois pesos e duas medidas
“Assim que o resultado das atas for comparado com o que foi registrado pelo CNE, será verificado que é impossível falsificá-los e dados coincidem”, afirmou em sua conta no X o cientista político espanhol Juan Carlos Monedero momentos após a anúncio de divulgação das atas.
O especialista aponta a política de dois pesos e duas medidas de parte da comunidade internacional, que alimenta uma retórica de fraude contra o órgão eleitoral venezuelano, o que não faria contra outros países.
Vale dizer que o Brasil está entre o grupo de nações que disse esperar os documentos para então reconhecer a vitória de Nicolás Maduro.
“Assim que estes dados forem publicados, os países que aguardam essa auditoria (por ser a Venezuela, nunca pediram aos EUA), reconhecerão Nicolás Maduro, tal como os países do Brics já o fizeram”, criticou.
Ainda segundo o analista, o candidato chavista obteve em torno de 6 milhões de votos, enquanto Edmundo González – fantoche de Maria Corina Machado –, 5 milhões.
“A direita venezuelana terá de escolher entre saltar para o abismo com Marina Corina Machado ou iniciar uma nova etapa em paz e respeitando as regras. Boa parte dos candidatos da oposição já reconheceu os resultados anunciados pela CNE”, observa Monedero.
Maduro denuncia ataques ao Conselho Nacional Eleitoral
Na tarde desta segunda-feira, durante o ato de proclamação como presidente eleito da Venezuela, Nicolás Maduro denunciou ataques contra o site do Conselho Eleitoral Nacional do país. A ação inclui acessos massivos para sobrecarregar o portal.
Confira o discurso completo:
Na mesma entrevista coletiva em que anunciou a divulgação das atas da eleição, o procurador-geral Tarek William Saab declarou ter informações de um ataque ao CNE coordenado a partir da Macedônia do Norte para paralisar e intervir nos resultados eleitorais. A ação, acrescenta Saab, tem envolvimento de Lester Toledo, Leopoldo López e Maria Corina Machado.
No momento de fechamento desta nota, o site do CNE está inacessível e as publicações mais recentes do perfil da pasta no X não mencionam informações sobre a divulgação das atas.
Comércios fechados na Venezuela: medo de marchas violentas?
A jornalista Vanessa Martina-Silva, que está na Venezuela para a disputa eleitoral, esteve nesta tarde no bairro La Candelaria, região movimentada e com forte atividade comercial de Caracas. Lá, encontrou um clima atípico.
"É como se fosse um feriado, porque não tem nada aberto, absolutamente nada, apenas restaurantes e uma farmácia. Há, no entanto, pessoas nas ruas e praças. Há o rumor de que uma marcha vai passar pela região onde estou e por isso os comércios fecharam por medo do que pode acontecer, da violência que pode ocorrer", afirma.
Atualizaremos esta notícia em caso de mais informações.
Guilherme Ribeiro, Diálogos do Sul.
*Gostou do texto? Sim? Então entre na nossa Rede de Apoio e ajude a manter o Correio da Cidadania. Ou faça um PIX em qualquer valor para a Sociedade para o Progresso da Comunicação Democrática; a chave é o CNPJ: 01435529000109. Sua contribuição é fundamental para a existência e independência do Correio.
*Siga o Correio nas redes sociais e inscreva-se nas newsletters dos aplicativos de mensagens: Facebook / Twitter / Youtube / Instagram / WhatsApp / Telegram