Ato no Rio lembra 40 anos do desaparecimento de bebê de militantes argentinos
- Detalhes
- Correio da Cidadania
- 12/08/2016
No dia 12 de agosto, sexta-feira, na Praça Mauá, das 15:00 às 19:00, o grupo “Filhos e Netos por Memória, Verdade e Justiça do Rio de Janeiro” promoverá o evento “Em busca de Clara Anahí: há 40 anos em luta por memória, verdade e justiça” tendo como pano de fundo a calamidade olímpica, repleta de cores e contradições.
Neste dia, para expressar nossa solidariedade com as Avós e as Mães da Praça de Maio da Argentina, e a sua intensa luta - em especial de “Chicha” Mariani - contaremos com apresentações artísticas de teatro, música e pronunciamentos de algumas entidades que trabalham em prol dos direitos humanos. Durante o evento, também haverá repúdio ao terror de Estado que permanece assegurando a impunidade frente à tortura, assassinato e desaparecimento de pessoas em toda a América Latina.
Na data do evento comemora-se o 40º aniversário de Clara Anahí Mariani Teruggi que desde 1976 está desaparecida. Filha de Diana Esmeralda Teruggi de Mariani e Daniel Enrique Mariani, Clara Anahí foi sequestrada com apenas três meses de vida pelas forças repressivas do Estado no período da ditadura civil-militar da Argentina, no dia 24 de novembro de 1976, logo após sua mãe ter sido assassinada.
Menos de um ano depois, seu pai também foi morto pelos mesmos grupos de extermínio. Hoje, aos 92 anos, María Isabel “Chicha” Chorobik de Mariani, avó paterna de Clara Anahí, continua procurando sua neta, na esperança de um dia poder abraçá-la novamente. Clara Anahí, uma mulher que não sabe de suas origens... Filha de uma professora de literatura e de um economista, filha de militantes que lutavam pela transformação social... Amada, muito amada e querida. Ela também é uma filha da resistência.
Neste 12 de agosto, em alguma parte do mundo, Clara completa 40 anos: não vamos nos calar, não vamos nos esquecer.
Somos Filhos e Filhas, Netos e Netas da América Latina. Somos a resistência.
Junte sua voz à nossa e vamos fazer com que esse grito alcance longas distâncias...alcance Clara Anahí e tantas e tantos outros...
11 de agosto de 2016
Apoiam:
Grupo Tortura Nunca Mais
Ocupa Dops
Coletivo RJ
Levante Popular da Juventude
Vecinos Coletivo Da Maré
Exiliados Argentinos En Rio.
Coordenação Geral de Combate à Tortura
Mecanismo de Prevenção e Combate à Tortura
Frente Popular Darío Santillán (FPDS – Argentina)
Coletivo de mulheres do serviço Social da UFRJ
Comitê contra Terceirização
Favela não se cala
Mutirão Rio 2016
Filhos e netos MVJ, São Paulo
Mães de Maio, São Paulo
Filhos e Netos Por Memória, Verdade e Justiça, Brasil:
Asociación Anahí, Argentina: https://fundacionanahi.wordpress.com/asociacion-anahi/
Se você tiver qualquer informação sobre Clara Anahí, entre em contato com: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.