Correio da Cidadania

O povo sabe fazer sua própria análise de conjuntura

0
0
0
s2sdefault


Chokito / Divulgação

É interessante acompanhar todas as análises da conjuntura brasileira feitas pelos experts no assunto. Também é interessante acompanhar as pesquisas eleitorais, embora tantas vezes elas pareçam torturar os números para nos convencer de que determinado candidato está à frente ou quando um simples 1% já parece demonstrar uma possível virada no jogo eleitoral.

Entretanto, o povo tem sua própria análise de conjuntura. Já dizia um grande pedagogo popular da década de 80, Cláudio Perani, um jesuíta que fundou o CEAS (Centro de Estudos e Ação Social) na Bahia e depois fundou o SARES (Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental) na Amazônia: “o povo é pragmático e tem sua própria análise de conjuntura, feita a partir de suas necessidades concretas”.

É útil recordar para os que têm tanto medo das fakenews, do poder das mídias oligárquicas, dos currais eclesiais dos pastores e padres, da violência dos milicianos, das estratégias dos militares, das armadilhas da classe dominante, da grana dos banqueiros, do orçamento secreto dos deputados, das ciladas do judiciário, que nenhum deles ganhou a eleição passada, nem mesmo todos juntos. Para que Lula não fosse vencedor foi necessário tirá-lo do processo eleitoral. Até preso ele seria eleito. Sim, um ser humano da maior dignidade como Fernando Haddad perdeu, mas aí já é questão interna de um partido que não sabe renovar suas lideranças.

O cenário nacional mudou. Não restam sequer as cinzas da República de Curitiba, nem o moralismo farisaico da grande mídia e o povo tem sua própria leitura da realidade. O desemprego, a fome, o preço do gás, da gasolina, da carne, do arroz, do feijão, a saúde precária, a educação roubada, o ambiente destruído, é que dizem ao povo a realidade da vida.

Todos os fatores perniciosos citados não podem ser desprezados em um país violento como esse, inclusive assassinatos e golpes militares, porém, a sabedoria popular também não pode ser desprezada, ainda mais depois desses quatro anos infernais vividos pelo povo brasileiro.

Se alguém quer mesmo contribuir nesse processo eleitoral, converse com o povo, colabore nas reflexões, na compreensão da realidade às vezes obscura e obscurecida. Como dizia Paulo Freire, “o povo tem suas manhas de sobrevivência”.

Besta é quem acha que o povo é besta.

Roberto Malvezzi é assessor de movimentos pastorais na região do Semiárido.

*Gostou do texto? Sim? Então entre na nossa Rede de Apoio e ajude a manter o Correio da Cidadania. Ou faça um PIX em qualquer valor para a Sociedade para o Progresso da Comunicação Democrática; a chave é o CNPJ: 01435529000109. Sua contribuição é fundamental para a existência e independência do Correio.

*Siga o Correio nas redes sociais e inscreva-se nas newsletters dos aplicativos de mensagens: Facebook / Twitter / Youtube / Instagram / WhatsApp / Telegram

 

0
0
0
s2sdefault