Em defesa da USP: repasses financeiros do estado
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- Docentes mobilizados do Instituto de Biociências
- 10/09/2014
A crise financeira das universidades paulistas tem sido muito discutida. O documento "Em defesa da USP” 1 mostra que os problemas financeiros atualmente enfrentados pela USP não estão relacionados com um aumento do número de docentes e de servidores técnico-administrativos, ou de seus salários reais. Mostra ainda que houve na USP, entre 1989 e 2012, uma desejável expansão das atividades de ensino, pesquisa e cultura e extensão, cujos principais indicadores aumentaram 83 a 800%, com aumento de eficiência em todos os setores.
Planejada em comum acordo com o governador Alckmin (ver ofício CRUESP n° 22/2005 2), e com a promessa de contrapartida financeira do Estado (ver ofício GS. SCTDE 1707/2005 3), essa imensa expansão foi efetivamente realizada pela USP, gerando, como previsto, novas demandas financeiras. Porém, o governador Alckmin não cumpriu sua parte no acordo. Assim, é fundamental que a Reitoria da USP cobre do governo a contrapartida financeira prometida e não cumprida, como já o fizeram a UNICAMP 4 e a UNESP 5, pois os montantes são significativos (ver adiante).
Recentemente, com a desaceleração da taxa de crescimento da arrecadação do ICMS, evidenciou-se o impacto da expansão e da ausência de contrapartida financeira sobre o orçamento da universidade. Porém, o problema financeiro parece não se restringir apenas a essa quebra de compromisso pelo governador. O confronto de dados oficiais da Secretaria da Fazenda de São Paulo sobre a arrecadação de ICMS 6 com dados oficiais da USP sobre as liberações financeiras do Tesouro do Estado 7 mostra uma redução do percentual do ICMS repassado para a USP entre 2008 e 2014, o que não deveria ocorrer face à Lei de Diretrizes Orçamentárias do Estado de São Paulo (LDO) 8.
O artigo 4º da LDO estabelece que o Tesouro deve liberar para as Universidades Estaduais "...no mínimo, o percentual global de 9,57% (..) do ICMS - Quota-parte do Estado", sendo 5,0295% para a USP, 2,3447% para a UNESP e 2,1958% para a UNICAMP, conforme decisão do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas. Como a quota-parte do Estado corresponde a 75% da arrecadação global de ICMS, por fim a USP deve receber 3,772125% (5,0295% x 75%), a UNESP 1,758525% (2,3447% x 75%) e a UNICAMP 1,64685% (2,1958% x 75%) da arrecadação global do ICMS. A esses montantes "...serão adicionados 9,57% (...) das Transferências Correntes da União..." (ver LDO), conforme a Lei Kandir. A análise que se segue considerou apenas os dados referentes ao ICMS, não incluindo repasses relacionados a Lei Kandir.
A tabela abaixo mostra dados oficiais da página da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo 6 acerca do montante de ICMS arrecadado pelo Estado no período de 2008 a 2014 (até junho) e o montante previsto para a USP conforme disposto na LDO 8. A tabela mostra ainda dados oficiais disponíveis na página da USP sobre as liberações financeiras 7 (relativas apenas ao ICMS) efetivadas pelo Tesouro do Estado para a USP no mesmo período. Constata-se que o montante liberado pelo Tesouro do Estado para a USP é menor do que aquele previsto em lei e que essa diferença não é desprezível. A atualização monetária, até o presente, dos valores previstos na LDO e não repassados para a USP no período de 2008 a 2014 (até junho) resulta em cerca de 530 milhões de reais.
A tabela mostra também uma estimativa do montante que a USP deixou de receber em decorrência do não cumprimento, pelo governo do Estado, da promessa de contrapartida financeira firmada em 2005 para expansão da USP 3 (ver itens 3a, 3b e 3c). A atualização monetária, até o presente, dos valores prometidos e não repassados para a USP resulta em cerca de 687 milhões de reais.
Esses números indicam que a origem da atual crise financeira da USP estaria, ao menos em parte, nos repasses do governo do estado de São Paulo. Neste contexto, surpreende a persistência da atual Reitoria da USP em apresentar "soluções" que envolvem tão somente (i) a redução do número de servidores por meio do plano de demissão voluntária, causando aumento dos gastos no curto prazo e insuficiência de apoio técnico-administrativo; (ii) a transferência do Hospital Universitário para a Secretaria da Saúde, com previsíveis prejuízos para a formação de mais de 2400 alunos, anualmente, tanto de graduação como de pós-graduação, das áreas de medicina, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutrição, odontologia e farmácia, e (iii) o arrocho salarial de docentes e servidores técnico-administrativos. Surpreende mais ainda a relutância da atual Reitoria da USP em cobrar do governo do estado os repasses correspondentes ao previsto na LDO e também a contrapartida financeira prometida em 2005, para a expansão da USP, como já o fizeram os reitores da UNICAMP e UNESP. Esses montantes, somados, representam parcial compensação à desaceleração (momentânea) do crescimento da arrecadação do ICMS e, ao contrário do plano do atual Reitor, preservariam as atividades-fim e o patrimônio da Universidade.
ANO | ICMS global arrecadado pelo Estado(R$) 6 | Montante previsto pela LDO para a USP (3,772125% do ICMS global, ou 5,0295% da quota parte do Estado, i.e., 75%), em R$ | Montante liberado pelo Tesouro para a USP (referente apenas a ICMS 7 ), em R$
| Montante do ICMS que o governo não repassou para a USP (conforme previsto na LDO), em R$ | Montante do ICMS não repassado à USP como contrapartida financeira conforme o acordo de expansão, em R$ |
2008 | 75.212.168.465,40 | 2.837.097.009,70 | 2.796.783.643,00 | 40.313.366,73 | 44.467.314,30 |
2009 | 77.516.835.788,90 | 2.924.031.942,0 | 2.870.495.515,00 | 53.536.427,00 | 61.108.459,60 |
2010 | 90.817.222.459,50 | 3.425.739.152,70 | 3.352.319.919,00 | 73.419.233,70 | 89.491.518,10 |
2011 | 100.089.196.582,10 | 3.775.489.606,60 | 3.726.411.067,00 | 49.078.539,57 | 98.628.144,50 |
2012 | 107.101.971.134,10 | 4.040.020.228,60 | 3.959.939.575,00 | 80.080.653,64 | 105.538.550,10 |
2013 | 117.336.162.511,90 | 4.426.066.720,20 | 4.338.755.283,00 | 87.311.437,15 | 115.623.347,90 |
2014 até Junho | 58.520.953.391,40 | 2.207.483.513,10 | 2.138.476.445,00 | 69.007.068,11 | 67.425.037,10 |
Documentos e fontes:
1 http://cientificando.wordpress.com/2014/08/15/em-defesa-da-usp/
2 http://www.sintunesp.org.br/cruesp/Oficio%20CRUESP%20022_2005.pdf
3 http://informagreve.files.wordpress.com/2014/07/pauta-co-21052006-lorena.pdf
4 http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2014/08/1506393-unicamp-cobra-de-alckmin-repasse-de-verba-prometida-para-a-universidade.shtml
5 http://unan.unesp.br/destaques/0/14965/Conselho-Universitario-encaminhara-documento-ao-Cruesp
6 http://www.fazenda.sp.gov.br/relatorio/2014/agosto/estatisticas.asp
7 http://www.usp.br/codage/files/Tabela%203%20a%205.pdf
http://www.usp.br/codage/files/acomp_orc2013/Tabela%20III%20a%20V.pdf
http://www.usp.br/codage/files/CO_2014/JORNAL_jul-14.pdf
8 http://www.planejamento.sp.gov.br/index.php?id=15
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