- Detalhes
- Elcio Pacheco
No dia 10 de maio de 2012, véspera do despejo, na sala da juíza, aconteceu uma reunião secreta, a mando do prefeito de BH e do governador de Minas. Houve uma trama ilegal, uma conspiração de Estado, só vistas em Estados de Exceção ou ditatoriais, para violentar famílias desarmadas.
- Detalhes
- Otaviano Helene
Não restam dúvidas de que as proporções das vagas oferecidas em EaD não estão relacionadas às necessidades nacionais de profissionais, mas, sim, são em número tão maior quanto mais frágil e menos controlada é a profissão e mais “vendável” for o curso.
- Detalhes
- Raquel Rolnik
As centenas de milhares de casas e apartamentos da supostamente exitosa política habitacional chilena produziram um território marcado por uma segregação profunda, onde o "lugar dos pobres" é uma periferia de péssima qualidade.
- Detalhes
- Osvaldo Coggiola
A desmobilização das massas, com escassas exceções, foi a tônica dominante nos últimos anos. Mas isso está, agora, mudando. O I Congresso da CSP-Conlutas tem diante de si o desafio de lançar uma campanha nacional pela independência de classe das organizações operárias e populares.
- Detalhes
- Rodrigo Gomes, da Redação
As reivindicações dizem respeito, principalmente, ao número de Unidades Básicas de Saúde na região. Mas apontam também problemas mais complexos, como a inexistência de unidades para atendimento em saúde mental e a 'agenda fechada'.
- Detalhes
- Otaviano Helene
Os exemplos incluem projetos de diferentes épocas, abrangências e níveis governamentais e ilustram que os projetos educacionais não são capazes de alterar nossa realidade educacional. As razões pelas quais muitos programas educacionais não tiveram o sucesso esperado são evidentes.
- Detalhes
- Otaviano Helene
Um trabalho do IPEA compara impactos de diferentes ações no crescimento da economia e montra que a cada R$1,00 investido em educação pública há um aumento de R$1,85 no PIB. Além das vantagens sociais, tais investimentos mais que se pagam.
- Detalhes
- Otaviano Helene
A luta por mais recursos para o setor público e a denúncia de quem e que setores se beneficiam com as políticas fiscais brasileiras deveriam estar em uma pauta conjunta de todos os movimentos comprometidos com a educação e demais setores de interesse social e coletivo.
- Detalhes
- Egon Heck
A tão sonhada e suada recuperação e garantia da terra ficou para mais adiante, depois da Rio+20, depois das eleições, depois do governo Dilma, e até onde a paciência alcançar ou eclodir em silenciosa revolta e retomada de seus territórios tradicionais.
- Detalhes
- Frei Marcos Sassatelli
A região Noroeste realizou um 1º de Maio autônomo (do povo) e não um 1º de Maio pelego e atrelado aos interesses do capital. Todos que fizeram uso da palavra defenderam a Saúde e Educação públicas como direitos fundamentais e dever do Estado.
- Detalhes
- Otaviano Helene
Há muitas possíveis fontes para o aumento dos recursos da educação pública. Comparando a arrecadação de impostos sobre propriedade no Brasil com a realidade tributária em outros países capitalistas, o IPEA aponta a possibilidade de um aumento dos recursos públicos em até 2,7%.
- Detalhes
- Otaviano Helene
São necessárias algumas providências para que possamos saber, com suficiente precisão, quanto efetivamente investimos em educação pública. Além de lutarmos pelos 10% do PIB para a educação pública, precisamos ficar muito atentos para a definição do que pode ou não ser considerado gasto educacional e para denunciarmos, sempre que aparecer, a confusão entre gasto público com educação e gasto com educação pública, confusão essa feita até mesmo na atual proposta de PNE em debate no Congresso Nacional.