Correio da Cidadania

‘Comissão da Verdade é aquela que a correlação de forças permite’

0
0
0
s2sdefault

 

 

Dando prosseguimento à série de depoimentos sobre a Comissão Nacional da Verdade, o Correio entrevistou o jornalista Alípio Freire. Freire foi preso político entre 1969 e 1974, período no qual enfrentou a Operação Bandeirantes (Oban) e o Departamento de Ordem Política e Social (Dops). Recentemente, lançou o documentário “1964 – Um golpe contra o Brasil”.

 

Com a experiência e conhecimento de quem sofreu na pele os anos de chumbo, participou ativamente dos movimentos pela retomada da vida democrática do país e prosseguiu ativo nos diversos e acirrados debates e polêmicas em torno à vida política da nação, Freire entende a atual Comissão da Verdade como aquela que a correlação de forças do país permite. Apreciação que se apóia em serena e profunda reflexão, a partir da retomada da história de uma nação que vem, desde os seus primórdios coloniais, se apoiando em pactos obscuros e espoliadores das classes dominantes, internas e externas, com o poder político (imperial ou republicano), sempre em detrimento dos desfavorecidos.

 

Em face desta percepção, Freire acredita que teremos um Brasil de antes e outro de depois da atual Comissão da Verdade, que não pode e nem deverá ser a última a acertar as contas com o passado de repugnante memória.

 

Veja abaixo a entrevista

 

Comentários   

0 #3 Sugestão para publicaçãoTiTa Ferreira 24-05-2013 18:32
"Os restos da democracia", Edson Teles, no blog da boitempo

http://blogdaboitempo.com.br/2013/05/22/os-restos-da-democracia/
Citar
0 #2 RE: ‘Comissão da Verdade é aquela que a correlação de forças permite’TiTa Ferreira 24-05-2013 17:36
É o menos pior... É o que temos...
Assim seguimos na contra-mão da história.

"Quem dorme com cachorros acorda com pulgas." [Benjamin Franklin]
Citar
0 #1 ‘Comissão da Verdade é aquela que a correlação de forças permite’Luiz Carlos Ramos Cr 24-05-2013 13:46
Belo depoimento, apesar do assunto nos envergonhar como ser humano...
Mas o título do artigo( Comissão da Verdade é aquela que a correlação de forças permite )nos remete a um comodismo, que considero inaceitável - " o que se permite".Independente do título infeliz, a entrevista - depoimento é extremamente envolvente e comovente,onde o jornalista Alípio Freire, ajuda a esclarecer os fatos daqueles tenebrosos tempos...
Citar
0
0
0
s2sdefault