Correio da Cidadania

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altNa análise de curto alcance de muitos opositores, fosse por comodidade intelectual ou por desinformação histórica, o sindicalismo obrigatoriamente se ligaria ao progressismo. Se, na Europa, poder-se-ia até crer nisso, nos EUA, não.

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altOs democratas acomodaram-se. Pouco têm a oferecer ao eleitorado, a não ser uma modesta reforma no setor da saúde, inspirada de certa maneira na gestão republicana de Massachusetts na primeira metade da década passada.

 

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Em 2012, os democratas não contam mais com o entusiasmo do eleitor, mas com o receio. Embora não haja a possibilidade de progressismo com eles, o eleitor teme o conservadorismo ainda maior dos republicanos. Desta maneira, as chances de reeleição de Obama são expressivas.

 

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O governo Obama chega ao fim do terceiro ano com a taxa de desemprego levemente acima de 9%, praticamente um ponto acima da do começo de sua administração em 20 de janeiro de 2009.

 

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altCom a desistência dos oponentes, à exceção de Ron Paul, Mitt Romney já se enfronhou na disputa presidencial. A diferença entre ele e Obama reduz-se, o que fez com que os democratas finalmente assumissem a campanha.

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Na primeira quinzena de março, define-se o aspirante do Partido Republicano à Casa Branca. Esperam os democratas enfrentar um adversário enfermiço eleitoralmente, por causa do inédito grau de autofagismo republicano em suas prévias.

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Desprovido momentaneamente o Iraque de identidade nacional, o governo Obama terá de negociar durante muito tempo de modo segmentado. O desgaste do campo de batalha passa a partir de 2012 para o da diplomacia.

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Com a vitória de Reagan, a atenção a direitos humanos seria substituída por outra, a democracia. Isso desaguaria na aceitação de alterações meramente compensatórias, nunca estruturais. A troca de prioridade dos EUA viabilizou a várias ditaduras prolongar a sobrevivência, ao desenvolver a fórmula da transição sempre negociada.

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altO declínio extemporâneo das hostes chazeiras aponta que a tentativa de extremar o posicionamento político malogrou. Outra opção aos republicanos, embora improvável hoje, seria o contrário, ao defender modificações na estrutura sócio-econômica do país.

 

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Os republicanos não informam à opinião pública que a insubsistência temporária dos governos europeus decorre de destinações cada vez mais amplas do orçamento para o pagamento de juros da dívida pública, utilizada para financiar o próprio endividamento.

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Desponta à sociedade americana a seguinte inquietação: não seria o momento de alterar lá o norte da política externa, uma vez que não há modernidade aferroada ainda ao período da Guerra Fria?

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Apesar da conversão ao ideário conservador, eles beneficiam-se perante o eleitorado progressista por conta da intensidade da alteração comportamental à direita. Os neoconvertidos ao liberalismo ainda conseguem confundir muitos cidadãos, ao afirmar que políticas sociais compensatórias seriam, no curto prazo, o início de um longuíssimo caminho para modificações profundas.

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