Correio da Cidadania

Participe da luta pela Reforma Agrária

O MST vem para as ci­dades nesta se­mana pedir apoio, mais uma vez, a todos os tra­ba­lha­dores e tra­ba­lha­doras em de­fesa da Re­forma Agrária. Que­remos apre­sentar uma pro­posta de novo mo­delo para a agri­cul­tura bra­si­leira, que de fato dis­tribua a terra, ajude a gerar em­pregos, pro­duzir ali­mentos de qua­li­dade e a preços aces­sí­veis aos bra­si­leiros.

O Mo­vi­mento tem como ob­je­tivo prin­cipal a luta pela de­mo­cra­ti­zação da terra. O Brasil tem uma das mai­ores con­cen­tra­ções de terra do mundo: mais de 43% das terras agri­cul­tá­veis do país estão nas mãos de 1% de la­ti­fun­diá­rios (cerca de 50 mil pro­pri­e­tá­rios, en­quanto 4 mi­lhões de fa­mí­lias não tem terra para tra­ba­lhar).

Nós ava­li­amos que, para dis­tri­buir parte das terras im­pro­du­tivas, é ne­ces­sário fazer um pro­cesso mas­sivo de Re­forma Agrária. Dessa forma, as con­di­ções de vida da po­pu­lação das ci­dades também vão me­lhorar. De­fen­demos uma Re­forma Agrária Po­pular, com a cri­ação de agroin­dús­trias, que possam gerar renda e criar em­pregos no meio rural, com a cons­trução de es­colas e uni­ver­si­dades de boa qua­li­dade, pos­si­bi­li­tando que a po­pu­lação per­ma­neça no campo e tenha boas con­di­ções de vida.

Por de­fender a ban­deira da di­visão da terra, a nossa luta in­can­sável faz dos Sem Terra ví­timas de uma grande cam­panha de cri­mi­na­li­zação da mídia e dos la­ti­fun­diá­rios. Há uma ten­ta­tiva de trans­formar o MST em cul­pado pelos crimes cau­sados pelo la­ti­fúndio do agro­ne­gócio.

Nós vi­emos às ci­dades e vamos sair às ruas para de­nun­ciar o agro­ne­gócio pela des­truição da na­tu­reza, pelo uso de grande quan­ti­dade de ve­neno - que além de des­truir o solo en­ve­nena a po­pu­lação – e pela ex­pulsão do homem e da mu­lher do campo. Que­remos também de­nun­ciar o uso de tra­balho es­cravo nas áreas de pro­dução do agro­ne­gócio. Um crime como esse não pode ficar im­pune e essas terra devem ser dis­tri­buídas para a Re­forma Agrária.

Ajude a de­fender a Re­forma Agrária. Di­vidir a terra é con­tri­buir com a me­lhoria das con­di­ções de vida dos tra­ba­lha­dores do campo e da ci­dade. De­fender a Re­forma Agrária é lutar pela pre­ser­vação do meio am­bi­ente e pelo fim da vi­o­lência no campo, pro­du­zida pelas grandes em­presas ca­pi­ta­listas e pelo la­ti­fúndio.

Par­ti­cipe dessa luta. Vista o boné do MST e ajude a de­fender essa ban­deira, que não é só dos cam­po­neses, é sua também.

Viva Re­forma Agrária! Viva o povo bra­si­leiro!

Se­cre­taria Na­ci­onal do MST

Acesse a pá­gina es­pe­cial da Mo­bi­li­zação Na­ci­onal pela Re­forma Agrária. Co­loque o boné do MST na ca­beça, di­vulgue e dê de pre­sente!

Hy-phen-a-tion