Correio da Cidadania

A luta dos estudantes da UNB é uma luta de todos nós!

0
0
0
s2sdefault

No dia 3 de abril os es­tu­dantes da Uni­ver­si­dade Fe­deral (UnB) de Bra­sília ocu­param o ga­bi­nete da rei­toria. Ontem dia 7 a ocu­pação foi es­ten­dida para toda a Uni­ver­si­dade, com a par­ti­ci­pação ampla dos alunos. Entre as prin­ci­pais rei­vin­di­ca­ções desse mo­vi­mento está a de­missão do reitor Ti­mothy Mu­lhol­land e do vice-reitor Nobuo Ma­miya.

Em fe­ve­reiro a re­lação entre a UnB e a Fun­dação de Em­pre­en­di­mentos Ci­en­tí­ficos e Tec­no­ló­gicos (Fi­natec) foi ques­ti­o­nada pelo Mi­nis­tério Pú­blico do Dis­trito Fe­deral (MPDF). O órgão acusou a fun­dação de ter fi­nan­ciado, com re­cursos pú­blicos, a re­forma de um apar­ta­mento fun­ci­onal, até então usado por Mu­lhol­land, bem como a compra de mó­veis e uten­sí­lios do­més­ticos para o imóvel. O valor do gasto: R$ 470 mil. A UnB diz que o gasto não ul­tra­passou os R$ 350 mil.

As verbas já es­cassas das uni­ver­si­dades pú­blicas estão sendo des­vi­adas para fa­vo­re­ci­mento de rei­tores e ban­didos que se apro­priam do di­nheiro pú­blico para fins pes­soais. Isso é inad­mis­sível!

As par­ce­rias com fun­da­ções já mos­traram que vi­eram para pro­mover des­vios de verbas e fa­vo­re­ci­mentos ilí­citos.

Entre as rei­vin­di­ca­ções dos es­tu­dantes estão o afas­ta­mento do reitor e do vice-reitor; a cri­ação de elei­ções pa­ri­tá­rias ime­di­atas para a rei­toria (em que votos de alunos e pro­fes­sores te­nham o mesmo peso); a aber­tura das contas da UnB; o fim dos con­vê­nios da uni­ver­si­dade com as fun­da­ções; o leilão dos ob­jetos do apar­ta­mento que era usado pelo reitor e a apli­cação desse di­nheiro nas ins­ta­la­ções da Casa do Es­tu­dante e cons­trução de pré­dios para mo­radia es­tu­dantil.

Cercar de so­li­da­ri­e­dade a ocu­pação - A Con­lutas con­clama a todas en­ti­dades sin­di­cais, dos mo­vi­mentos po­pu­lares e so­ciais e de todo o mo­vi­mento es­tu­dantil do Brasil que ma­ni­festem seu apoio e so­li­da­ri­e­dade aos es­tu­dantes da UNB. Vamos cercar de so­li­da­ri­e­dade à luta dos es­tu­dantes que estão de­fen­dendo, em pri­meiro lugar o en­sino pú­blico de qua­li­dade. Além de exigir de­mo­cracia na gestão das uni­ver­si­dades para acabar com esses fa­vo­re­ci­mentos e a cor­rupção.

Fa­zemos uma exi­gência ao go­verno Lula e ao Mi­nis­tério da Edu­cação (MEC) que atendam as justas rei­vin­di­ca­ções dos es­tu­dantes e que não re­primam a sua le­gí­tima ma­ni­fes­tação.

Por fim, fa­çamos nossas as rei­vin­di­ca­ções dos es­tu­dantes da UnB:

- A de­missão do reitor Ti­mothy Mu­lhol­land e do vice-reitor Nobuo Ma­miya;

- Elei­ções pa­ri­tá­rias ime­di­atas para a rei­toria e aber­tura das contas da UnB;

- Fim dos con­vê­nios da uni­ver­si­dade com as fun­da­ções;

- Leilão dos ob­jetos que estão no apar­ta­mento usado pelo reitor e apli­cação desse di­nheiro nas ins­ta­la­ções da Casa do Es­tu­dante e cons­trução de pré­dios para mo­radia es­tu­dantil;

- En­sino pú­blico e de qua­li­dade.

Co­or­de­nação Na­ci­onal de Lutas - CON­LUTAS

Mais in­for­ma­ções:

As­ses­soria da Con­lutas - (11) 8419.2696 / 3107.7984

0
0
0
s2sdefault
Hy-phen-a-tion