Correio da Cidadania

Evo Morales denuncia vingança política dos EUA contra a Bolívia

0
0
0
s2sdefault

O pre­si­dente da Bo­lívia Evo Mo­rales qua­li­ficou nesta quinta (27) de vin­gança po­lí­tica a de­cisão do go­verno norte-ame­ri­cano de ex­cluir seu país de be­ne­fí­cios ta­ri­fá­rios uni­la­te­ral­mente con­di­ci­o­nados à luta anti-drogas.

"Es­tamos di­ante uma forma de ame­drontar o povo bo­li­viano e passar por acima de sua dig­ni­dade", as­si­nalou em uma co­le­tiva o man­da­tário, que con­si­derou falsos os ar­gu­mentos da Casa Branca para jus­ti­ficar a me­dida.

Ontem, o pre­si­dente norte-ame­ri­cano Ge­orge W. Bush anun­ciou a ex­clusão in­de­fi­nida da nação an­dina deste ins­tru­mento co­mer­cial, co­nhe­cido como ATPDEA, ao acusá-la de fra­cassar no com­bate contra o nar­co­trá­fico.

De acordo com Mo­rales, tal tese é fácil de des­mas­carar. "Aqui temos dados das Na­ções Unidas sobre cres­ci­mento e er­ra­di­cação de cul­tivos de coca, bem como de con­fisco de co­caína, de ma­neira com­pa­ra­tiva entre a Colômbia, o Peru e a Bo­lívia", co­mentou o líder do Mo­vi­mento ao So­ci­a­lismo. "As es­ta­tís­ticas re­fletem nossa van­tagem sobre esses países que foram cer­ti­fi­cados por Washington", com­pletou.

A res­peito dos con­fiscos, Mo­rales de­mons­trou com ci­fras a efe­ti­vi­dade de sua gestão. "Em 11 meses de 2008 já se apre­en­deram 27 to­ne­ladas de co­caína, três vezes mais do que as seqües­tradas em 2005, antes de ocupar a pre­si­dência. Tais ele­mentos ra­ti­ficam o cri­tério da vin­gança po­lí­tica", fus­tigou o go­ver­nante de origem ay­mara.

O man­da­tário apro­veitou a con­versa com a im­prensa no Pa­lácio do Go­verno para rei­terar seu com­pro­misso com a co­mu­ni­dade in­ter­na­ci­onal no con­fronto a este pro­blema. Sobre o im­pacto da me­dida im­pul­si­o­nada por Bush, o di­ri­gente in­dí­gena mi­ni­mizou suas conseqüên­cias.

Mo­rales ex­plicou ainda a cri­ação de um fundo de oito mi­lhões de dó­lares des­ti­nado a com­pensar a perda de van­ta­gens ta­ri­fá­rias no mer­cado norte-ame­ri­cano. Por fim, também des­tacou o su­cesso de uma ro­dada de co­mércio com a Ve­ne­zuela, lem­brando que se ne­go­ci­aram algo em torno de 47 mi­lhões de dó­lares em pro­dutos têx­teis, ma­deira e jo­a­lheria, "quan­ti­dade muito su­pe­rior ad­vertiu às ex­por­ta­ções da nação an­dina dentro do ATPDEA norte-ame­ri­cano".

Fonte: Pá­tria La­tina.

0
0
0
s2sdefault
Hy-phen-a-tion