Correio da Cidadania

Sem Terra ocupam fazenda no sudeste do Paraná

0
0
0
s2sdefault

Cerca de 50 tra­ba­lha­dores Sem Terra ocu­param na ma­dru­gada desta quarta-feira (28/01) a fa­zenda Araçá, em Mar­me­leiro, no su­do­este do Pa­raná.

A ocu­pação foi a forma en­con­trada pelos Sem Terra para pres­si­onar o Incra (Ins­ti­tuto Na­ci­onal de Co­lo­ni­zação e Re­forma Agrária) a des­tinar a fa­zenda para o as­sen­ta­mento de fa­mí­lias acam­padas na re­gião. A área, que já per­tence ao órgão, teria sido re­pas­sada ao mé­dico da re­gião, Nelson San­dino, na dé­cada de 1980, por meio de uma au­to­ri­zação de ocu­pação. O do­cu­mento foi can­ce­lado pelo pró­prio Incra mais tarde, por ser ile­gí­timo, pois a área teria de ser uti­li­zada por pe­quenos agri­cul­tores, e para agri­cul­tura fa­mi­liar.

Caso da Fa­zenda Araçá

Na luta pela im­plan­tação de um pro­jeto de as­sen­ta­mento no local, uma outra parte da fa­zenda já havia sido ocu­pada por 100 fa­mí­lias do MST em 2006. Elas foram des­pe­jadas em junho de 2007, porém, no mês se­guinte, re­o­cu­param a fa­zenda, per­ma­ne­cendo até hoje no local.

Se­gundo o ou­vidor agrário do Incra e as­sessor ju­rí­dico do ga­bi­nete da Su­pe­rin­ten­dência Re­gi­onal do órgão no es­tado, Lu­asses Gon­çalves dos Santos, a au­tar­quia está to­mando todas as me­didas ju­di­ciais e ad­mi­nis­tra­tivas para o pro­cesso de can­ce­la­mento das au­to­ri­za­ções de ocu­pação em posse da fa­mília de San­dino. Ele ga­rante que o Incra re­a­li­zará a re­to­mada do imóvel, que será des­ti­nado para fins de Re­forma Agrária.

Fonte: MST.

0
0
0
s2sdefault
Hy-phen-a-tion